A cozinha é um ambiente repleto de desafios, o risco está presente desde o pequeno tomate que cortamos na hora do almoço, até na utilização do forno em temperatura altíssima. Todo cuidado sempre é pouco dentro da cozinha. Agora quando falamos de um cozinha industrial onde envolve vários profissionais e uma rotina de correria, os riscos se tornam ainda maiores, o que significa também um acidente mais grave. A segurança do trabalho não deve ser deixada de lado momento algum, e sim constantemente redobrada e alinhada as novidades da organização.

Doença profissional –  lesão por esforço repetitivo (LER) 

A lesão por esforço repetitivo é muito encontrada na área da cozinha, em suma todos os profissionais sejam eles, auxiliares, cozinheiros, copeiros, garçons, têm uma maior chance de ser portador desta doença profissional. 

Como ocorre: Pode ocorrer por decorrência de diversos motivos como por exemplo a ação repetitiva de lavagem e secagem e o manuseio de várias panelas ao mesmo tempo e por longas horas. 

Como prevenir: Alongamento. Existem alguns exercícios laborais que podem auxiliar na prevenção. Uma forma interessante de apresentar o conteúdo para o profissional é por meio de um painel ilustrativo de como executar cada exercício passo a passo antes de colocar em prática a função do dia.

Acidente de trabalho – escorregões  

O escorregão é um dos acidentes mais encontrados em quase todas profissões. É muito importante que seja prevenido, pois um simples escorregão pode implicar acidentes sérios. 

Como ocorre: os escorregões ocorrem dentro da cozinha por decorrência de um chão molhado de água ou óleo, mas em geral, tapetes soltos, pisos com acabamentos lisos, derramamento de materiais e a chuva podem ocasionar.

Como prevenir: para prevenir os escorregões uma boa opção são os pisos antiderrapantes. É sem dúvida necessário que os colaboradores fiquem atentos aos respingos que caem no chão, se comprometendo a enxugar o ambiente de trabalho sempre que preciso e fazer uso das placas de aviso de pisos molhados.

Acidente de trabalho – cortes 

Dentro de uma cozinha, trabalhando diariamente com facas e outros objetos cortantes é muito difícil fugir de um corte ou outro, mas a segurança na hora do trabalho deve ser a maior possível. 

Como ocorre: Algumas coisas que não tem como ser evitadas dentro de uma cozinha em constante correria, e uma delas é um copo ou prato se quebrarem por descuido do funcionário ou até mesmo pela qualidade do material. De qualquer forma, é neste momento que acontecem muitos acidentes, pois o evento pode acontecer no instante do manuseio, como também o despreparo na utilização de facas e outros utensílios. 

Como prevenir: para prevenir um corte considerável nas mãos é necessário o uso de luvas emborrachadas, proporcionando assim uma segurança maior. A organização deve passar para cada colaborador o treinamento adequado, copos e pratos quebrados devem ser enrolados em papeis antes de descartados no lixo. 

Materiais de EPIS na cozinha

É imprescindível em um ambiente de risco, como a cozinha, equipamentos EPIS para todo colaborador. Como por exemplo: luvas emborrachadas para aqueles que trabalham na administração da pia, luvas térmicas, luvas de aço ou também a conhecida luva de açougueiro para os responsáveis pelos cortes de alimentos e manuseios com equipamentos industriais. Óculos de proteção para todos, evitando os respingos de alimentos ou produtos químicos em contato com os olhos. Capa térmica com capuz apropriado para o pessoal que trabalha nas câmaras frias. Aventais térmicos e calçados antiderrapantes para todos os membros, tendo em mente que o quanto mais segurança melhor.

Jogos e dinâmicas informativos 

Uma boa forma de informar os profissionais de uma forma marcante e interativa, são os jogos e dinâmicas. Com uma pequena busca pela a web, podemos encontrar diversas dinâmicas relacionadas a segurança do trabalho, que levantam ideias sobre a importância dos aparelhos de EPIS, e a responsabilidade pessoal com o outro dentro do ambiente de trabalho.

Confira aqui alguns jogos da segurança do trabalho

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Entrar

Inscrição

Senha esquecida

Compartilhar