PODE

  • Você pode desenvolver um currículo super criativo. Lembre-se que criatividade não é enfeitar o pavão, nada de muito chamativo e exagero. A criatividade também está presente no minimalismo, na simplicidade, é apenas um questão de saber trabalhar as ferramentas que você tem a sua disposição. Para currículos criativos recomendamos a plataforma do canvas é bem simples e intuitivo 
  • Imprimir o currículo em uma papel destaque.

A ideia é não precisar imprimir currículos e entregar em loja e loja, mas talvez seja interessante imprimir seu currículo quando for chamado para uma entrevista presencial. Muitas vezes as empresas solicitam e para não ser pego de surpresa, que tal deixar um ou dois já impressos? E claro, se você puder opte por uma gramatura de papel mais grossa ou papéis coloridos.

  • Você pode personalizar o texto a partir da vaga ou da empresa. Pense no diferencial que é para o recrutador receber um e-mail com um currículo nomeado. Você pode colocar uma breve citação no documento pdf “Ao grupo Pespsi” ou até mesmo apenas o nome da empresa “Pepsi”. Basta criar ou solicitar a quem for desenvolver seu currículo um espaço onde possa sempre reeditar o nome da empresa para a qual for direcionado (ao optar por serviços terceirizados de currículo exija sempre o documento em formato também editável para que você possa vir a trocar informações ou acrescentar, caso haja necessidade).
  • Você pode citar aquele serviço voluntário legal no qual você colaborou, e claro que tenha como comprovar. Nunca participou de serviços voluntários? Tem vontade? Pesquise tanto no Google quanto nas redes sociais sobre voluntariado em sua cidade, tenho certeza que se envolver em um projeto social será de grande valia não somente para o seu currículo como para você.

NÃO PODE

  • Você não pode entregar o currículo amassado. Um currículo amassado é um péssimo sinal, o recrutador pode deduzir que você seja descuidada (o), mesmo que não seja, e tenha sido apenas um acidente, para que isso não aconteça tenha sempre a mãos uma pastinha para a proteção do seu documento.
  • Você não pode sujar o currículo com cafezinho. Muitas vezes você está aguardando aquela fila imensa de profissionais para serem entrevistados ou até mesmo está no centro da cidade debaixo do sol entregando vários currículos, quando vai tomar um cafezinho e o pior acontece, suja o currículo. Para que isso não aconteça, não se esqueça de armazenar seus currículos em pasta, e manusear sempre com as mãos limpas.
  • Você não pode parecer desesperado em seu texto. Sempre recomendamos enviar uma mensagem de apresentação no corpo de e-mail junto ao currículo, porém lembre-se que o recrutador não contrata a pessoa que esteja mais desesperada e mais necessitada, infelizmente vivemos em um país onde a dificuldade financeira e profissional é gigantesca e eu particularmente desejo que todos nós pudéssemos trabalhar para viver bem e não viver para trabalhar mal. Mas a nossa realidade atual é outra, mas se você está passando por dificuldades em casa, com sua família e necessita imensamente de uma vaga de emprego, não se desespere, mostre apenas o seu empenho profissional. Escreva em sua apresentação informações básicas sobre seu nome, idade, interesses na empresa e como pode vir a colaborar. Acredite, uma mensagem legal e simples você já te destaca, pois a maioria apenas enviar o currículo e amém.
  • Você não pode adicionar informações falsas. Infelizmente algumas empresas não exigem comprovação, e fornecem um voto de boa fé, ou seja, confiam no profissional. Mas você, sabe que pode confiar em você? Ser verdadeiro em seu currículo, não aumente meses de experiência, não invente que fala outros idiomas, não diga que é a pessoa mais resiliente do mundo para depois não ser nada disto. Não é simplesmente mentir para uma empresa, afinal no dia a dia do trabalho o empregador vai perceber e vai lhe demitir. O pior é que ao tomar esta atitude você está mentindo para si mesmo, acreditando que a conquista vem com a mentira e não com os seus esforços. Não poder confiar em si mesmo é péssimo!
  • Você não pode usar currículo padrão preenchido a mão. Existem inúmeros modelos de currículo na internet. Existem dois que estão completamente ultrapassados: o currículo que você preenche as informações pedidas a mão e o currículo intitulado como “curriculum vitae”, busque por um currículo mais atual, desenvolva o seu do zero pelo Word ou Canvas. Caso não tenha habilidades, terceirize este serviço com alguém responsável. E boa sorte 🙂

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Entrar

Inscrição

Senha esquecida

Compartilhar