As conhecidas habilidades e competências, por mais que possam confundir um pouco, e parecerem sinônimos, não são iguais. Entre competência e habilidades existe sim uma relação, todavia, se referem a coisas diferentes.

A habilidade pode ser compreendida como uma aptidão ou uma vocação específica que uma pessoa tem. Corriqueiramente aplicada, no local de trabalho, como forma de se destacar, desenvolver e exercitar suas tarefas. Quando o profissional não possui todas as habilidades que se espera ou até mesmo as possui porem com um déficit, é possível serem aprendidas como também desenvolvidas, seja a partir das suas próprias experiências ou de um treinamento em sua organização de trabalho.

Porém a competência, tem suas definições mais amplas, a mesma combina um conjunto de habilidades, conhecimentos e comportamentos. Mesmo considerando que as competências incluem este conjunto de habilidades elas são mais do que apenas estas habilidades sozinhas.

Diferença entre uma habilidade e uma competência

HABILIDADE: usar o Microsoft Excel

COMPETÊNCIA: ser Analista de Dados

Habilidade de usar o Microsoft Excel

Saber usar o Microsoft Excel pode ser considerado como um exemplo de habilidade, como saber usar qualquer outra ferramenta para o fim a que se destina. Também vale ressaltar que esta é uma habilidade técnica muito procurada.

Mesmo com esta habilidade, não necessariamente significa que você será capaz de interpretar os dados de uma forma significativa. Para se ter êxito em tal exercício, você precisará exercitar a tomada de decisões e a comunicação em conjunto com suas demais habilidades de Excel.

 

Competência: Analista de Dados

Para se considerar um analista de dados é necessário muito mais que habilidades, afinal saber como usar o Excel é uma coisa, mas analisar dados de forma significativa é outra!

O analista de dados precisa saber como aplicar suas habilidades de uma maneira que lhes permita tirar conclusões significativas e transmitir com eficácia os resultados de seu trabalho para colegas e superiores.

 

Um Analista de Dados precisa obrigatoriamente executar um planejamento e organizar-se, ter uma tomada de decisões e comunicação para desempenhar com eficácia sua função.

Ou seja, será necessário um planejamento e organização, tomada de decisão, comunicação, antes mesmo de usar suas habilidades em Excel, como também precisaria se organizar e planejar o que exatamente pretende fazer com os dados que possui. Existem muitas maneiras diferentes de analisar dados, e a capacidade de tomar uma decisão sobre qual método apropriado no momento engloba-se nestas características, a crítica.

HABILIDADES COMPETÊNCIAS

Habilidades com o Excel 

Analista de dados 

Tocar Piano 

Pianista 

Engomar uma peça de roupa 

Passadeira

Habilidade para falar em publico 

Oratória

Codificação Java

Desenvolvimento de estratégias de produto

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Entrar

Inscrição

Senha esquecida

Compartilhar