De forma simplificada pode se dizer que a dita competência profissional, é algo que vai além! A competência é muito maior e considera a união e a coordenação das tais chamadas habilidades com conhecimentos e atitudes.

Habilidade: Uma característica de quem é hábil.

Competência: Sou capaz de N coisa porque tenho X habilidades .

Situação 1: Em alguns casos, o mais competente pode até ser o menos habilidoso. Por exemplo, para cortar o cabelo, a pessoa pode ter a habilidade de manter a mão firme e fazer ótimos cortes. No entanto, a competência é o que ela pode aprender no curso de cabeleireiro.

 Situação 2: Já as habilidades indicam o que aprendemos a fazer e são sempre associadas a verbos de ação, como identificar, classificar, descrever e planejar. No contexto escolar, ler e interpretar um texto, apresentar um trabalho para os colegas e realizar operações matemáticas são exemplos de habilidades que os estudantes desenvolvem ao longo da evolução escolar.

Identificando competências e habilidades

 Essa identificação deve se dar início antes mesmo das entrevistas, ou seja, na apuração dos currículos, deve se traçar inicialmente qual o perfil de colaborador que a empresa busca, e para isto deve-se pautar em quais serão suas execuções diária por exemplo, desta forma será fácil apontar quais habilidades e competências o recrutador deve buscar dentre os currículos. Após selecionar os melhores e marcar as entrevistas, será necessário apurar o nível de cada um a partir de suas alegações, uma boa forma de colocar isto em pratica é por meio de uma avaliação de desempenho, após apurar os dados recolhidos já será possível ter em mente uma escolha eficaz e identificar também o que precisará ser trabalhado com os demais recrutados.

Lista de habilidades

  1. Boa comunicação
  2. Resolução de problemas
  3. Trabalho em equipe
  4. Compreender situações complexas
  5. Planejar a abordagem e soluções 
  6.  Executar o planejamento
  7. Analisar criticamente soluções encontradas

Lista de competências

A partir do momento em que competências são um conjunto de habilidades desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica acredito que posso listar também algumas profissões/cargos: 

  1. Cabeleireiro
  2. Arquiteto
  3. Médico 
  4. Professor 
  5. Gerente
  6. Supervisor 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Entrar

Inscrição

Senha esquecida

Compartilhar