Infelizmente existem muitas pessoas que agem de má fé e usam de diversas artimanhas para induzir outras pessoas ao erro. Se aproveitarem do desespero das pessoas para encontrar um emprego e da curiosidade. Para te auxiliar, eu criei este artigo que oferece diversas dicas valiosas para checar a procedência de uma vaga de emprego ou empresa.

  1. Muitas vezes pela própria forma como é feito o anúncio já podemos desconfiar. Um recrutador verdadeiro busca por um perfil específico, para filtrar ao máximo os contatos que não convertem. Ele deixa bem claro o que procura, e quais serão as funções a serem exercidas pelo profissional. Mas recrutadores falsos não tem cuidado com as informações e acabam criando anúncios pobres, com poucos dados e informações, e é por isso que devemos criar outros métodos para verificar aquela vaga.
  2. Verifique no enunciado o nome da empresa, caso ela não esteja visível, ao entrar em contato com o recrutador se apresente, aguarde resposta, e então solicite cordialmente o nome da empresa. De preferência a localização também. Com essas informações em mãos siga para o Google e digite o nome da empresa no campo de pesquisa. No Google é possível visualizar o mapa com a localização da empresa, como também a quantidade de estrelas que ela possui (quem avalia essas estrelas são os clientes da empresa). Podendo estar avaliada com uma ou cinco estrelas. No mesmo campo é possível ler os “comentários” onde você pode ver tanto os elogios como as reclamações sobre a tal empresa.
  3. Caso seja uma empresa muito pequena, talvez não será possível localizá-la no Google, por não ter um site, porém ela deve ter no mínimo uma rede social, Instagram ou Facebook. Então pesquise em tais plataformas, veja se existe um número grande de publicações, o que outros perfis comentam nas postagens e se é uma empresa nova ou se já atua a algum tempo, ou seja, que está mais consolidada.
  4. Outra plataforma é o Reclameaqui muitíssimo usado para reclamações, como o próprio nome já diz, caso alguém tenha tido problemas com a empresa, possivelmente terá aberto uma reclamação neste site
  5. Você também pode fazer uma busca por CNPJ diretamente no site da receita federal.

Resumão:

Tenha em mãos o máximo de dados sobre a empresa, nome, localização, telefones, e-mail.

Faça uma varredura no Google e nas redes sociais.

Caso ainda tenha dúvidas sempre pergunte a opinião de um amigo. Nossa equipe também encontra-se à disposição para lhe aconselhar ! 

Lembre-se, a empresa pode ter site, redes sociais, cinco estrelas, receber comentários positivos nas redes sociais, e mesmo assim não ser confiável. Algumas empresas conseguem falsificar esses dados. O que sempre recomendamos é  que nunca faça nenhum pagamento, seja qual for o argumento que usarem. Caso solicitem qualquer valor em pagamento seja para o que for, é GOLPE!  Empresas sérias não cobram nada de seus funcionários muito menos de uma pessoa que foi apenas selecionada para entrevista!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Entrar

Inscrição

Senha esquecida

Compartilhar